segunda-feira, 22 de junho de 2009

Fim do jornalismo

O mundo da voltas e cada vez mais nos deparamos com situações inusitadas como fim de uma profissão a algum tempo está um debate acalorada sobre o fim da necessidade de diploma de jornalista, o que eu pendo a respeito, ora já oi tarde hoje qualquer pessoa pode ser dona de seu próprio veiculo de comunicação, ao menos muitas pessoas podem nem todo mundo tem acesso a internet ainda, mas hoje não é mais um supérfluo ter internet em casa e com a facilidade de publicação das ferramentas de blogs vejo pessoas como o Daniel que não tem intimidade alguma com informática produzindo bom conteúdo, por que pessoas assim não põem trabalhar em grandes veículos por que só quem cursou uma faculdade pode? A regulamentação deixou de existir mas o oficio não outras profissões se extinguiram totalmente e ninguém falou nada, ou alguém lembra dos caras que davam manutenção em maquinas de escrever, aposto que alguns leitores nunca viram uma, eu tive que explicar para o meu sobrinho o que era isso, e ele me disse “ta mas no computador não era mais fácil de escrever” e é isso o mundo muda meu caro.

Li textos de jornalistas furiosos dizendo se você confiaria em um cara sem diploma de médico para fazer uma cirurgia, eu respondo sim por que não se o cara faz e sabe fazer qua a diferença do diploma, claro no caso de médicos engenheiros e técnicos de varias áreas como a minha por exemplo existe uma legislação internacional e certificações que exigem que um técnico seja formado e tenha um registro no conselho profissional, que nem sempre garante qualidade nos serviços mas é uma forma de proteção se um cara fizer merda uma vez ta ferrado, pode até perder o registro profissional então obriga a nós profissionais registradas estar sempre estudando e se aperfeiçoando para não perder esse registro.

Existem profissões que não exigem formação acadêmica, quem não conhece um ótimo musico que aprendeu a tocar sozinho sem fazer curso superior de música e claro existem ótimos músicos com nível superior se aprende muita coisa na sala de aula, ou fotógrafos lendo fóruns de fotografia vejo pessoas que não tem formação nem sequer ganham dinheiro com fotografia que fazem trabalhos maravilhosos, Spielberg não tem faculdade de cinema e será que ele não é bom no que faz? E a propósito o cara que desenvolveu a técnica de cirurgias cardíacas não era médico nem curso superior tinha. Na área de TI nem se fala conheço ótimos profissionais pessoas que são a espinha dorsal de grandes redes que não tem curso superior e grandes empresas confiam sua estrutura de TI nas mãos desses profissionais, mesmo o controverso Bil Gates só concluiu sua faculdade as vésperas de se aposentar, claro que eu penso que se deve fazer um curso superior como eu disse tem coisas que só se aprende na escola e uma das coisas mais importantes de se fazer um curso é o network, aquela rede de contatos da turma professores e outros profissionais por que qualquer pessoas em sã consciência vai querer trabalhar com pessoas que já conhece então ótimas oportunidades podem surgir, claro se você for bom naquilo que faz já se você for um zé mané nenhum diploma no nunca vai te dar capacidade real de lidar com situações de dia a dia de trabalho.

Agora caro amigo jornalista com diploma corra atrás encare a concorrência e mostre que você é bom no que faz seu espaço vai existir existe varias maneiras de se trabalhar com jornalismo hoje, agora se você ficar chorando no seu quarto por que amadores vão tirar o leite de suas crianças você não tem condições de exercer essa profissão essencial para manutenção da democracia, se ficarem reclamando mundo um blogueiro pode facilmente tomar seu lugar e ai já era, se antene, crie, produza, trabalhe prove que você não é mais um.

Eu mesmo por muito tempo fiz trabalhos free lancer em manutenção de computador, uma área saturada por pessoas que nem sequer me atrevo a chamar de péssimos profissionais, já que os caras não viam a coisa com profissionalismo, na maioria não agiam com ética essencial para que trabalha com TI, sim por mais que você só formate o computador do vizinho ética é essencial, mas esses caras tinham uma vantagem se rebaixavam a preços inconcebíveis para realizar um trabalho, resultado muitas vezes eu tinha que consertar o problema original e o causado pelo acéfalo que cobrava “20 Real” pelo serviço, comigo não era assim tinha minha tabela acima dessas pessoas e quem eu trabalhava uma vez geralmente me chamava de novo enfim eu cobrava caro mas resolvia, acredito que com os jornalistas formados vai acontecer a mesma coisa quem é bom no que faz vai continuar fazendo assim como eu fazia meus freelas.

E você leitor o que acha dessa medida do judiciário brasileiro?

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comenta aí e faça um blogueiro feliz!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO