quarta-feira, 22 de julho de 2009

Epidemias parte 2



Como puderam ver aqui eu dividi esse texto em mais de uma parte, então vamos a continuação.Nessa parte vou abandonar a ordem cronológica por tratar de epidemias que ainda ocorrem ou podem ocorrer.
Gripe aviaria, estremeceu o mundo em 2004 causou mais sustos que mortes e como a transmissão só se da de aves para pessoas os casos são mais de paranóia e loucura coletiva que de riscos, foram somente 60 casos de óbitos desde o surto.
Sars, um tipo de pneumonia altamente contagioso que alarmou as autoridades de saúde do mundo inteiro que rapidamente agiram para isolar os focos da doença, mas ainda é considerada como uma das doenças que podem levar a morte muitas pessoas ao redor do globo, tanto por letalidade como por ser extremamente contagiosa, qualquer governo que participe da ONU deve comunicar a OMS casos de pneumonias atípicas como forma de prevenção para o alastramento da doença.
Ebola, essa aterrorizou minha  infância, me lembro até hoje a imagem de uma pessoas infectada que repetia em todos os telejornais durante um surto dessa doença na áfrica, mas ao contrario do que é retrado em filme e pela imprensa marrom é apenas moderadamente contagioso, mas altamente letal, versões modificadas do vírus mais contagiosos já foram utilizadas em armas biológicas, nunca lançadas mas produzidas. Os casos da doença se localizam em paises africanos, mas são muito raros.
Tuberculose, no Brasil é uma doença de notificação obrigatória, ou seja todos casos confirmados devem ser notificados ao ministério da saúde para iniciar o tratamento que só pode ser realizado por médico do SUS, treinado especificamente para isso, mas no passado foi uma das doenças que mais assustava as pessoas pela sua facilidade de contagio e muitos anos que pode permanecer incubada sem se manifestar, também era uma doença com tratamento segregatório, ou seja antigamente os doentes tinha que ficar  isolados em alas hospitalares especificas esperando a morte, isso só acabou depois do desenvolvimento de um tratamento eficaz, mas o Brasil ainda é um dos paises com mais casos de tuberculose no mundo.
AIDS, talvez uma das doenças que mais assuste as pessoas hoje em dia, não se sabe ao certo como essa doença passou a afetar seres humanos, a única coisa que se sabe é que é comum em macacos, em humanos o contagio se dá através de troca de fluidos, sangue ou fluidos sexuais, o meio de contagio mais comum hoje em dia é através de relação sexual sem uso de preservativos, em alguns paises da áfrica o nível de contaminação por aids é superior a 25% da população, mas os níveis de contaminação sobem em PG no mundo todo.
Influenza A ou gripe suína, como erroneamente é chamado,  transmitido da mesma forma que a gripe comum ou seja contato com gotículas com o vírus, não existe hoje um dado preciso de quantos infectados ou mortos por essa doença existem, já que esse numero só cresce  alarmando as pessoas, hoje se vivve uma situação de pré loucura coletiva, conversava com uma amiga no msn a poucos dias e falei que mais um pouco saqueavam o comércio, e sério a humanidade chega a pontos de imbecilidade em casos pânico, mas vamos a como realmente se previnir da gripe A.
Primeiramente meu blog não é consultório médico se você querido leitor ou leitora tem algum sintoma de gripe já para o médico, mas se não tem nenhum sintoma de gripe continue lendo a gripe A se manifesta da mesma maneira que a gripe comum só com alguns sintomas mais agudos então nada de tomar aquele remédio da farmácia da esquina ao primeiro sinal de gripe, isso já é meio caminho andado. Depois se tiver sintomas repouso qualquer empresa hoje quase te manda para o médico se você espirrar por lá então 7 dias de repouso e evite contato próximo, menos de 1M de distancia, sexo, beijo nem pensar.
Máscaras, hoje já tem gente usando máscaras cirúrgicas na rua, aqui em Curitiba vi um pequeno bando de mascarados na rua, mas o que poucos sabem que as máscaras  perdem sua eficácia em menos de 2 horas então não é uma medida totalmente segura. Vacina se você se vacinou fique sabendo que essa vacina te imuniza contra a maioria  das gripes que existiam ano passado  e não contra a gripe suína como alguns dizem.
Mas não se preocupem como falei no primeiro texto a gripe espanhola apareceu matou muita gente e depois simplesmente sofreu uma mutação e sumiu e esse será o fim da gripe suína daqui a pouco tempo então não há motivo para pânico.
Ainda tem mais uma parte desse texto que são as doenças que podem vir a se tornar epidemias e armas químicas e biológicas aguardem.


Update olhem a cara de preocupação House a respeito da gripe A.

4 Comentários:

.ana disse...

"a humanidade chega a pontos de imbecilidade em casos pânico"
hahhahahah

é a luta pela sobrevivência.
aqui em caxias do sul a prefeitura já recomendou fechar boates, igrejas, cinemas... tds locais de aglomeração de pessoas. por enquanto é só recomendação, até uma segunda ordem... pq pode virar obrigatoriedade.
e a partir de hj: cobradores e motoristas de ônibus devem usar máscaras.
aiaiai... onde isso vai parar???

:**

Dizendo Algo disse...

Muito bom o post. Que foto sexy do DR House, parece comercial de camisinhas.

Emy disse...

Nossa nunk tinha reparado o quanto essas epidemias( de panico?) são comuns...parabéns pelo conteúdo do tópico..
bjbjbj

P.S:Tem spoiler no post ñ... e a propósito eu tbm adooroo a cena do carrinho e a da morte do Malone...

Larissa disse...

Nossa agora o Brasil está se enlouquecendo com a famosa gripe suína que mata menos que a gripe normal. Essa preocupação ainda não chegou no Ceará... mas e a Dengue? Esqueceram que todo dia morre vários por aqui?

P.S amei a cara do house, ele eh demais.
shahsuahsuahs

;***

Postar um comentário

Comenta aí e faça um blogueiro feliz!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO