quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ficção científica vs novelas

Isso é uma das maiores divergências entre noveleiros e cinéfilos, por que quem gosta de ficção cientifica odeia novelas vamos aprofundar as diferenças entre essas duas artes, ta bom eu sei novela é porcaria e não arte.

Geralmente as novelas se baseiam no universo real esse que nós vivemos onde se um estilhaço de metal penetra no nosso peito morremos, já em universos ficcionais isso é só um pretexto para um milionário ter super poderes, então antes de falar sobre as diferenças desses gêneros vamos estabelecer o que é um universo.

Universo que vamos tratar nesse texto é onde se passa a história da obra, ou seja novelas quase sempre se passam em um universo real, esse que nós vivemos trabalhamos comemos, e até algumas pessoas fazem sexo, universo ficional é onde se passam as histórias de ficção, algumas leis da ciência são quebradas ou alteradas, a partir daí se criam novas leis validas nesse universo, a partir dai essas leis são cumpridas a risca como verdadeiras.

Como as coisas acontecem nas novelas, as distancias são encurtadas, viagens intercontinentais passam em 5 segundos, tudo bem a única boa cena em avião envolveu o House e só ele não deixa o avião chato, mas uma vigem de mais de 20 horas onde aparece pessoas embarcando, pessoas esperando, pessoas que esatavam esperando ainda fazendo a mesma coisa recebem as pessoas que chegaram de viagem, e em universos novelescos não existe dobra temporal isso é coisa de ficção cientifica?

Outra grande diferença novelas criam modas, ficção cientifica cria tendência exste uma grande diferença entre um estilo de brinco de uma artista ser imitado no período outra coisa bem diferente é dar nome a um telefone celular que marcou época como o motorola startac, ou a um porta aviões nuclear, alias o primeiro porta avões nucçear dos E.U.A. o USS Enterprise nome dado em alusão a USS Enterprise de Satr Trek. Isso sim é tendência não o formato de um brinco roupa ou corte de cabelo que dura em torno de 6 meses esse celular marcou é poça como um dos mais pequenos tido até hoje como um dos , melhores aparelhos já fabricado pela motorola, que hoje na minha opinião não faz mais bons telefones.

Foto do celular

Foto do USS Enterprise.

Imagem da USS Enterprise

Como comparar essas duas artes impossível para construir um roteiro de novela não é exigido coerência como em uma série de ficção, fãs de ficção são criaturas alucinadas, geralmente roteiristas tem pesadelos com seus fãs, já em novela o maximo que acontece é um ator que representa o vilão da vez apanhar de uma velinha na padaria.

Agora o que foi inspirado em uma novela de fama internacional não descobri nada, nunca recebi convites para participar de convenções de fãs de novelas, novelas não mudaram a forma de fazer algo como Star Wars, você gostando ou não mudou o mundo que temos hoje, a computação gráfica hoje aliada de qualquer produção audiovisual, ou mais importante ainda grande aliada dos médicos só existe da maneira que é hoje pelo que foi feito nos efeitos especiais da trilogia clássica tidos até hoje como algo próximo da perfeição, claro não podemos comparar efeitos modernos com efeitos de mais de trinta anos, mas salvo essas diferenças de tempo são muito bons os efeitos da trilogia clássica.

Como podem ver é injusto continuar comparando essas duas formas de arte já que as diferenças são berrantes, o que muitas pessoas não entendem quando se fala que uma obra de ficção cientifica émais real que uma novela são pequenos detalhes como fidelidade da obra ao universo da história, isso é o ponto de maior importância e que torna a maioria das novelas fajutas perto de uma série de ficção cientifica.

2 Comentários:

Larissa disse...

kkkkkkkkkk
realmente, uma viagem de horas fica em 5 segundos. Podre não é. Mas eu não comparo não. De jeito nenhum!!!
rsrsrs

bjs
;*

Dizendo Algo disse...

Muito interessante este post. Mas Star Wars é muito mais que uma mera trilogia de filmes, é uma fabula moderna, ou seja, literatura de qualidade. Já as novelas são como livros do Paulo Coelho.

Postar um comentário

Comenta aí e faça um blogueiro feliz!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO