sábado, 27 de março de 2010

O grande pássaro


Quando eu fico falando tal coisa me impressiona desde criança é verdade muitas coisas que hoje eu faço eu sempre tive vontade, lembra de séries de TV, lembro dos tempos que o fantástico passava coisas muito interessantes todo o domingo e uma dessas coisas que eu sempre olhava no fantástico e hoje fico procurando na internet é sobre aviões uma das máquinas que eu mais me fascino, mas alguns aviões eu tenho um fascínio como alguns aviões militares, os primeiros aviões em geral, os grandes cargueiros mas o que mais me encantou foi o concorde. 



O projeto iniciou já no final da década de 50 ao mesmo tempo que outros concorrentes, essa concorrência inicial foi útil pra a construção da aeronave, já que o concorde foi a junção de dois projetos o britânico e o francês, o estadunidense nunca saiu do papel, já o russo foi construído mas teve uma curta vida operacional, foi descontinuado após um acidente que ocorreu em uma situação um pouco estranha, que já já eu falo.

Já o concorde na fase final do projeto e os fabricantes tinham em torno de cem pedidos o que tornava o projeto um dos mais rentáveis da história da aviação, inclusive com conversações com uma das companhias áreas brasileiras, mas devido ao seu alto consumo de combustível e a crise do petróleo da década de 70 todos esses pedidos foram cancelados restando somente os concordes entregas a Air France e a British Airways.

Com linhas regulares por todo mundo essa poderosa maquina ainda teve tempo de estabelecer alguns recordes na história da aviação como maior altitude de cruzeiro em aeronaves comerciais 17700 Metros e maior velocidade em vôos de passageiros 1.292 nós recorde estabelecido em 19 de Dezembro de 1985(cinco dias após eu nascer). Tudo nesse avião era mais ou maior, menos por um detalhe seu concorrente o TU-144 foi o primeiro avião comercial a quebrar a barreira do som ou seja alcançou uma velocidade superior a 300 m/s, mas na história dessa outra maquina houve um episódio sinistro, durante um vôo de demonstração na mostra aeronáutica de paris esse avião caiu em situação um pouco suspeita, um MirageIII (caça supersônico francês), se aproximou sem avisar para fotografar o TU-144 mas entraram em rota de colisão, e o piloto do TU-144 teve de fazer uma manobra evasiva que culminou em sua queda, e levando o projeto a morrer na pratica ali, mesmo tendo uma curta operação comercial, nunca chegou próximo do sucesso do concorde.

Foto do Tu-144


Como não se impressionar com equipamento de tamanhas especificações:
Capacidade 100 passageiros
Custo unitário 46 milhões de dólares
Comprimento 62 metros
Envergadura 25,6 metros
Altura 12,2 metros
Velocidade máxima Max. Mach 2.2. 1.450 mph / 2.330 km/h - Cruzeiro Mach 2.02 (1.320 mph / 2.124 km) km/h
Altura máxima de vôo 18.300 metros
Peso máx. decolagem 185.070 kg

Foto ao lado do Boeing 747

Foto ao lado do protótipo do que é hoje o maior avião de passageiros do mundo o Airbus A380

Coincidentemente ou não o concorde começou a morrer após o atentado de 11 de setembro e algum tempo depois parou de vez de operar após seu primeiro e único acidente. Já grande, caro e obsoleto parou de operar e hoje ainda não existe um substituto a ele no quesito velocidade, acho que todos entusiastas de tecnologia esperam que em breve volte a voar uma maquina supersônica lotada de passageiros civis, e claro que também desejamos que essa nova máquina seja revolucionaria nos quesitos ambientais por que hoje de nada adianta usar alta tecnologia para construir algo ambientalmente incorreto.

Vídeo comemorativo .

Vídeo especial para despedida.

2 Comentários:

Dizendo Algo disse...

Muito interessante. Me lembro que cheguei ter uma miniatura de concorde quando era pequeno. Mas como achava o feio acabei quebrando.

.ana disse...

que legal teu post! não conhecia muito sobre o concorde... e tb acho aviões máquinas incríveis! [pouco bom que é voar??? tenho paixão por isso...]

bjos!

Postar um comentário

Comenta aí e faça um blogueiro feliz!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO