sábado, 6 de setembro de 2008

Pirataria, o grande demonio

Esse é um tema bastante complicado, primeiro vamos tentar identificar o que pirataria. Pirataria é toda a cópia não autorizada de um produto ou marca registrada, software, filme e musicas são produtos, é seus vários gigas de MP3 são pirataria, na maioria dos casos.

Quem perde com a pirataria, governos, empresas detentoras das marcas, artistas, desenvolvedores de softwares, operários em geral envolvidos no processo. Em resumo quem perde mais são as empresas detentoras das marcas as outras perdas são meras conseqüências das perdas da empresa, mas isso aqui nõ é um texto para defender a pirataria muito longe disso.

O quem se beneficia com a pirataria, quem vende produtos piratas, em alguns casos quem usa pois alguns são de qualidade similar ao original só mais baratos já que não tem o custo da marca embutido, benefícios indiretos empresas detentoras das marcas e artistas, pqp essa gente não perde com a pirataria?

Perde mas ganha vejamos como em alguns exemplos:

A empresa que talvez seja a mais pirateada odiada por milhões de seus próprios usuários enfim a microsoft, o usuário comum diria “espera uma licença original do Windows custa muito caro como eles ganham com a pirataria”, só que eles não tem só o Windows como produto eles tem muitas coisas, algumas até gratuitas, mas vamos a uma breve explanação de como eles ganham dinheiro indiretamente com a pirataria.

Situação 1

Uma pessoa, geralmente honesta, compra um pc popular em uma loja de uma rede de varejo esse pc vem com alguma distro linux instalada, geralmente uma distro sem suporte como esse relato, que gerou muita polemica no icaju, sai da loja e liga o computador em casa filhos correndo e gritando, uma criança acaba de pisar em um gato, ai o filho(a) mais velho(a) diz que o windows daquele computador é diferente do windows que ele esta acostumado, chamam o filho do vizinho que é meio h4ck3r para instalar o windows igual o dele, pronto é assim que um cidadão até esse momento honesto passa a ser considerado um criminoso, que apóia o crime organizado. Agora a coisa toda está feita bem a letra da lei ele passou a ser realmente um criminoso.

Situação 2

A pessoa sabe que ilegal, mas usa o software pirata só para levar vantagem, se gaba paa amigos e parentes se acha o espertalhão , mas é o mesmo tipo de pessoa que compraria um produto contrabandeado ou desviaria dinheiro público, alias é ano de eleições lembram, mas também é o tipo de pessoa que cai em golpes do tipo v14g4r4 natural, tipinho simplório e chato.

Independente da situação 1 ou 2 é errado utilizar produtos piratas, mas muita gente ussa e ai começa a vantagem da microsoft, muita gente tem a idéia formada de sistema operacional=windows, essas pessoas começam a trabalhar em diversos setores da sociedade não importa o emprego que elas venham a ter vão usar o computador, que adivinhem qual vai ser o sistema operacional, é acertou quem disso o das janelas, já que a maioria das pessoas sabem utilizar o windwos é muito mais barato para empresas utilizar esse sistema operacional já que não vão precisar treinar os seus funcionários, comece nesse momento o lado lucrativo, as empresas pagam licença de software, quem ganha? Adivinha? É acertou quem respondeu microsoft com sua imensa base de usuários.

Mas assim como os dois caras ai em cima você que está lendo isso MP3 que você não tenha os originais, roms de emuladores que você nunca tenha tido os cartuchos tudo isso é pirataria, compra de produtos no mercado cinza também é crime então vamos olhar para nossa casa antes de sair por ai criticando.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comenta aí e faça um blogueiro feliz!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO