segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Invictus


Raramente tenho surpresas tão boas como a que tive nesse domingo que passou, ta eu sei que não é o melhor filme biográfico que já vi mas realmente me surpreendeu positivamente assisti ao filme Invictus que fala sobre a vida de Nelson Mandela desde sua saída da prisão até seu apoio para a vitória da seleção sul africana na copa do mundo de Rugby.

Claro que como eu não tenho a habilidade de escrever críticas de cinema  vai ter spoilers no miolo do texto então se você não quer ler spoiler não leia o texto entre sublinhados.


O filme começa com uma tomada da comitiva de Mandela atravessando uma rodovia onde se via de um lado crianças negras jogando futebol e do outro lado envoltos por uma tela um grupo de crianças brancas jogando rugby, o que já demonstra qual vai ser o teor do filme mostrando claramente que o filme vai mostrar a cara daquele pais naquela nem tão distante época, acredito que muitos dos leitores já era nascidos em 1990 ano em que começa o filme. Claro as crianças que jogavam futebol saudaram a comitiva enquanto as outras crianças perguntaram ao professor quem era aquele cara, ele responde “...é aquele terrorista o Mandela...”. O tempo passa e o filme mostra delicadamente sem aprofundar exageradamente os problemas de família do personagem principal. Mostrando uma mescla de imagens reais e filmadas para o filme aparecem as eleições que conduziram o mesmo a presidência daquele pais.

Logo nas cenas do primeiro dia de trabalho do novo presidente ele mostra a que veio convocando todos antigos funcionários do gabinete para uma reunião e garantindo que nenhum deles será demitido e os que quisessem continuar trabalhando por um pais melhor estavam convocados assim acontece uma coisa muito interessante muitos dos figurantes dessa cena conseguiram passar a expressão de espanto que essa noticia causou e muitos deles continuaram nos seus empregos e foram muito bem tratados pelo chefe de estado novo.

Uma cena bem interessante que também reflete muito bem o andamento do filme é onde a equipe de segurança pessoal do presidente formada por ex-militantes do antigo braço armado do partido do presidente falam que precisam de mais homens para fazer a segurança adentram na sala 4 agentes do serviço secreto muito mal encarados se identificando como reforço da segurança presidencial e o chefe da segurança sai furioso ao ver que eles tem uma autorização presidencial para ocupar o cargo. Após uma conversa bem acida com o presidente sai contrariado demonstra claramente que não quer os reforços mas acata as ordens e volta a sala para fazer seu trabalho, é valida a descrição da sala da segurança uma sala pouco maior que um quarto para um solteiro com duas mesas e dois computadores onde ficavam 8 pessoas armadas sendo meio a meio antigos inimigos, muito deles a alguns anos antes não exitaria em puchar suas armas a atirar uns contra os outros, mas voltando a cena aparecem claramente a equipe de segurança dividida nesse momento com eles mantendo uma distancia uns dos outros.

Ao mesmo tempo se mostra um jogo da seleção de rugby perdendo vergonhosamente para Inglaterra, algo comparável a seleção brasileira de futebol perder para a seleção  argentina em pleno Maracanã.

A partir daí o presidente demonstra interesse em se engajar com a seleção desse esporte, mesmo contrariando a maioria dos seus correligionários, e o filme mostra muito bem o pro que desse ranso as cenas em que aparecem as pessoas ligadas ao rugby mostrando claramente que aquele esporte ainda representava o antigo regime o que leva um possível equivoco quando o conselho nacional de esportes tenta proibir o nome e cores da seleção de rugby e isso só não foi concluído por uma intervenção do próprio Mandela.

Em uma cena muito interessante aparece a família do capitão da seleção onde o pai dele falava mal e todas aquelas coisas sobre  o presidente enquanto seu filho recebe uma ligação e vai atender no quarto e volta com cara de maluco dizendo “ o presidente quer tomar chá comigo e apontando para a TV” .

Nesse chá eles conversam sobre rugby e como entusiasmar uma equipe ele fala sobre seu tempo na prisão. Ao mesmo tempo os seguranças começam a conversar mais e ficar próximos uns dos outros mas cada grupo em sua mesa.

Aos poucos o presidente se entrosa com esse esporte e coloca o time a levar o esporte para as favelas, mesmo o time estando desacreditado vai jogo a jogo provando o contrário e aparece uma cena muito interessante onde todos os seguranças betam bola com uma bola de rugby, e após algum tempo aparece à reunião para planejar a segurança do presidente na final da copa onde estava todos misturados discutindo igualmente os detalhes para o trabalho, o que arrancou risadas discretas do auditório.

Parece uma cena com uma carga de suspense muito boa onde aparece um cara que nunca apareceu antes no filme olhando o estádio enquanto os seguranças estavam lá, após algum tempo o mesmo cara suspeito aparece olhando o estádio com um binóculo de longo alcance o estádio vendo inclusive os seguranças, e durante a cena do jogo aparece um avião cargueiro voando e o mesmo cara suspeito dizendo na cabine do avião a partir desse momento eu me responsabilizo pelo que acontecer com a aeronave, o avião passa dando um rasante sobre o estádio para colocar em desespero os seguranças presidências e na parte inferior das asas escrito boa sorte bok e o publico vai à loucura no estádio. O jogo foi um jogo extremamente tenso foi para prorrogação inclusive. No final do jogo um dos seguranças negros pergunta o que aconteceu? E o outro responde ganhamos e se abraçaram esse abraço fala pelo filme todo e não deixe de assistir aos créditos onde aparecem varias imagens reais desse jogo e dessa época.


Tomadas de esporte que antes nunca vi, uma história muito bonita, e um cenário bem interessante com essa mistura mais um humor ácido fez com que esse filme fosse uma das melhores biografias que já vi, mesmo eu não sendo fã desse gênero. É preciso dizer também que todas as imagens de favelas que apareceram lembraram muito as cenas de favelas do distrito 9.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comenta aí e faça um blogueiro feliz!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO