terça-feira, 11 de novembro de 2008

internet sob rede elétrica

Internet transmitida pela rede elétrica, seria a principal alternativa para acesso a internet se massificar no Brasil, hoje muitas residências tem energia elétrica, poucas tem acesso a internet, mesmo residências com computador, as telecoms parecem não ter interesse em expandir os serviços de adsl, cobram uma validação desnecessária, assim afastam alguns usuários, os que utilizam tem muitas reclamações e poucos elogios, internet via wireless está sempre em um limiar de ilegalidade, a maioria dos wisps não tem licença na ANaTel, internet via operadoras de TV a cabo dizem que funciona bem, aonde existem essas redes cabeadas, 3g as duas operadoras que eu usei não me agradaram utilizei claro e Tim, wimax ninguém sabe ninguém viu.

Como assim Bial internet pela rede elétrica, sim o principio se parece com a transmissão de sinal adsl comum a rede elétrica no Brasil é transmitida com a freqüência de 60 hz, assim como no telefone a voz trafega na freqüência de voz, e o sinal de adsl em uma freqüência muito acima, na rede elétrica é possível transmitir dados em altas freqüências, então com essas duas freqüências dados e energia elétrica poderiam compartilhar o mesmo cabo. Mas eu disse que era possível não que era fácil.

A grande dificuldade é que o sinal digital, dados da internet, é transmitido em CC, esse sistema de transmissão é problemática para distancias muito longas, existem perdas significativas na corrente, também os transformadores filtrariam os dados, a cada transformados os dados devem ser retirados da rede amplificados e jogados novamente na rede, isso não torna inviável o projeto, mas dificulta.

Isso também facilitaria a comunicação das empresas de transmissão de energia elétrica, podendo monitorar gatos e consumo de consumidores sem necessidade mover equipes, também a própria comunicação das subestações e controle de transmissão, hoje feito por micro ondas, e cabos de fibra óptica, ao menos na CEEE é assim.

Hoje há em testes uma rede de 3,5km em Porto alegre, e estudos e testes na Europa. Como no Brasil mais de 95% das residências tem acesso energia elétrica, isso realmente democratizaria o acesso a rede, claro isso não é divulgado na mídia convencional nem em grandes portais, já que isso causaria problemas a eles, assim que as pessoas tivessem acesso a outras fontes de informação parariam de utilizar as que eles não gostam, poderia ser o começo do fim da TV como é hoje. Mas isso é só uma reflexão.

Fontes: guiadohardware

wikipedia

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comenta aí e faça um blogueiro feliz!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO