quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Posse do obama


Nessa terça-feira começou a ser escrito um capitulo nos livros de história. Ocorreu nos E.U.A. a posse do presidente Barack Hussien Obama, muitas pessoas não só nos E.U.A. estão esperando mudanças, o fim do colapso do sistema econômico? O fim da prisão de Guantanamo? O retorno das tropas do Iraque? Um peteleco na orelha de Israel?

Na verdade as minhas esperanças de mudanças estruturais na política eterna dos E.U.A. não são lá essas coisas, por que eu penso assim? Lá o lobby é atividade legalizada, por exemplo uma empresa banca a estrutura de internet da campanha de um candidato e essa mesma empresa leva um contrato com o governo, isso é normal legal pago com caixa 1 agora imaginem o que ocorre nos corredores escuros da Casa Branca ou do Captólio, nada mais bonito do que acontece nos corredores escuros de Brasília.

Não sei se só eu enxerguei muitas semelhanças entre ontem e primeiro de janeiro de 2003, primeiro presidente dos E.U.A. que não veio da elite, primeiro presidente do Brasil que não veio das elites, claro eu não sou favorável que presidentes venham das elites, mas lá assim como cá vai ter muita gente decepcionada, pode ser que assim as pessoas evoluam e acabem enxergando que um rosto diferente na política não significa mudança de estrutura.

Se bem que Israel está recuando de Gaza, após ter cometidos inúmeros crimes de guerra, inclusive utilizando armas proibidas por tratados internacionais, como a bomba de fósforo, claro o alto comando não assume deve ter sido um soldado que sem conhecimento do comandante entrou no paiol armou uma série de bombas e as utilizou, para quem não sabe essas bombas são capazes de queimar até os ossos das vitimas e por isso são de uso proibido. Mas o comando israelense garantiu a retirada das tropas até a posse de Obama, será o começo de algumas pressões? Será que dessa vez eu errei a analise?

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comenta aí e faça um blogueiro feliz!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO