quinta-feira, 1 de maio de 2008

Os computadores vão travar!

O bug do ano 2038, é galera a paranóia esta ai, em 2038 haverá um grande bug nas datas de sistemas que utilizam temporização em 32bits, felizmente hoje em dia a maioria dos computadores de nossas casas já são compatíveis com temporização em 64bits.

Mas porque se preocupar , provavelmente o meu computador que comprei semana passada da quia 5 anos vai ser um belo calço de porta, mas pensar o quanto caro é um sistema de automação industrial, a maioria dos micro controladores existentes nesses sistemas são de 32bits, e hoje em dia esses micro controladores se comunicam com redes onde tem pcs comuns, também sistemas embarcados, aviões e trens, imagine que a vida útil de um avião e seu sistema embarcado pode ser superior a 30 anos, (imaginem um boeing com erro de tela azul), também a sistemas de controles de armas, geralmente armas de longo alcance ficam apontadas para alvos em potencial só aguardando um comando algumas senhas para serem disparadas, o que essas armas vão fazer interpretando datas negativas, (não quero ver uma arma nuclear executando uma operação ilegal).

Como isso acontece, quem já brincou em assembly ou c mexendo com binários sabe o que diz se um numero é negativo ou positivo é o primeiro digito da esquerda para direita e com o sistema de contagem utilizado atualmente na maioria dos sistemas isso vai ocorrer em 2038, aqui tem uma animação que mostra isso.

Eu lembro que houve um pânico coletivo na virada 1999 para 2000, diziam eu poderia haver falta de energia elétrica, hospitais não atenderia direito aconteceriam varias merdas, imaginem que minha irmã na época programadora visual basic, estava paranóica achando que seus sistemas parariam, e pior estava grávida (isso não é ruim) mas a gravidez foi bem complicada, e estava o parto previsto para primeiros dias de janeiro, mas adivinhem o meu sobrinho nasceu as 4:15 da manhã, ainda bem não faltou energia elétrica.

O que esta sendo feito, não tenho a mínima idéia eu continuo usando as mesmas ferramentas de desenvolvimento 32bits ou menos, ;-) mas espero parar de usar elas quando eu passar fazer essas coisas profissionalmente, mas fica aqui a nota menta não andar de avião no dia 19 de janeiro de 2038, eu espero ver isso só como mais um bug resolvido.

Postado originalmente no menteociosa.blog.terra.com.br 13/04/2008
20:37:21

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comenta aí e faça um blogueiro feliz!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO