sexta-feira, 24 de abril de 2009

Como evitar vírus

Vírus e pragas virtuais hoje causam um prejuízo muito difícil de estimar no usuário doméstico, em corporações é bem mais fácil quantificar os prejuízos dessas pragas, todo o uso computacional indevido deve ser somado como prejuízo a partir disso surge uma duvida a ser respondida, como não se infectar com vírus de computador ou outras pragas virtuais?

Tem aquelas dicas básicas use um bom antivírus, use um bom antispyware, na verdade só não adianta de nada é necessária uma conduta segura na internet, mas o que é uma conduta segura? Eu posso agir assim? Sim você pode agir assim e conduta segura é simples de ter algumas dicas são bem básicas outras já exigem mais raciocínio.

Primeiro: Não clique em links especialmente enviados a você, sabe aqueles links que você recebe por MSN, e-mail ou orkut por simpático que seja o link, comoo por exemplo: Sua foto está em votação para capa dessa comu voto lá, veja as ultimas fotos que tiraram de nós na festa, veja a montagem que fiz de suas fotos.Ou qualquer outra mensagem de conteúdo parecido, acredite o seu amigo não vai ficar magoado se você não clicar no link na verdade você deve avisar seu amigo para procurar um técnico por que seu computador está infectado.

Segundo: Não visite qualquer site, muito cuidados com o site que você visita, sites que disponibilizam pornografia, downloads ilegais de filmes ou programas, trabalhos prontos para faculdades geralmente são infestados de pragas virtuais enfurecidas para atacar um computar inocente desprotegido.

Terceiro: Downloads ilegais, realmente como confiar em alguém que disponibiliza um arquivo de forma ilegal para download, tranquilamente disponibilizaria algum vírus ou arquivo malicioso “disfarçado” de conteúdo pirata então muito cuidado com o que você bota no seu computador.

Quarto: Anexos de e-mail muito cuidado com anexos de e-mail, existem falsários que enviam e-mails se dizendo de um banco, Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Receita Federal depende da época do ano o golpe muda, se é perto do fim do prazo do imposto de renda os e-mails supostamente vêm da Receita Federal, se é époxa de eleições da Justiça Eleitoral e no resto do ano bancos e Justiça Federal, como não cair nesses golpes, simples essas instituições mandam cartas de papel nunca e-mails então não clique nesses links, e você também pode analisar os links por exemple se o link termina em .exe .scr são maliciosos apague o e-mail e não baixe o anexo.

Quinto: Cuidado com os sites para verificar quem te bloqueou no MSN, truques de orkut para enviar recados em massa, se lembre se os administradores do orkut quisessem essa funcionalidade incorporariam ela no serviço.

Sexto: Use sempre uma conta de usuário comum, no windows xp e vista dificilmente um vírus ou outra praga consegue agir se você não estiver utilizando uma conta de administrador, se você não sabe como configurar isso chame o técnico de sua confiança e peça a ele isso dependendo do técnico alguns não cobram 100% do valor da visita para fazer só isso, mas não abuse do técnico.

Esse post é parte integrante da série de posts do MBV 2009, amanhã tem mais se você gostou desse texto repasse esse link para seus amigos se tem alguma sugestão os comentários estão ai para isso.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Oiie hemro tudo???
nossa recebi esses dias um e-mail da receita federal, dzendo que eu tinha uma multa e pah, minha mae disse que era mentira e não mexi nem baixei o porgrama que mandava baixar!
bahh quando li a tua quarta dica, logo lembrei, bah faço todos esses passo, mas de vez em quando aparece um cavalo de troia aki!
aushausha beijossss

.ana disse...

eu faço td isso e mesmo assim aparece vírus aqui... [é que os antivírus não pegam mais td, tá sempre aparecendo um vírus novo por aí... e às vezes detectam mas não conseguem reparar! affffff, é sério, isso me irrita...]

:**

Anônimo disse...

segue um link com vídeos bem esplicativos sobre viros apos assistir estes videos você vai aprender a cuidar melho de seu computador:

http://www.weet.com.br/virus_e_pragas.html

Postar um comentário

Comenta aí e faça um blogueiro feliz!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO