domingo, 26 de abril de 2009

Como remover vírus de computador

Como remover vírus e outras pragas virtuais sempre é um assunto polemico inclusive entre técnicos e esses caras que se dizem técnicos, muitos dizem é só passar anti o antivírus que ele remove sozinho, ah se vida real fosse assim tão fácil nem sempre os antivírus são capazes de detectar essas pragas, e eu particularmente não costumo utilizar esses programas faço a remoção a moda antiga é muito mais elegante basicamente a esma diferença de utilizar um light saber e uma arma laser.

Lembre-se o computador serve a você e para isso você instala programas necessários, como diferenciar um programa legítimo de um vírus, basta verificar o consumo de memória que cada m faz, existe a combinação mágica de teclas quem é do tempo do DOS se lembra muito bem CTRL alt DEL, no Windows XP essas tecla ativa o modo visual do gerenciador de tarefas, ali nós temos a opção processos ali podemos ver o quanto de memória está sendo usada por cada processo com o computador em repouso nenhum processo deve ultrapassar 30000, assim podemos notar que os dois processos que mais ocupam memória são o exploer.exe que é gerenciador de janelas do windows e o svchost, processo que lida com a rede.

Se em repouso algum outro processo estiver utilizando mais memória provavelmente esse é um processo malicioso, então a partir daí é possível começar a caçada. Vamos ao primeiro cenário de caçada:

Após localizar o suspeito reinicie o computador em modo de segurança, use o recurso pesquisar do Windows, procurando pelo nome do processo suspeito, vale lembra que antes mesmo de realizar essa busca você deve ativar as opções de pasta para exibir pastas e arquivos oculto, inclusive de sistema, e também exibir as extensões de arquivos conhecidos, após mudar essas configurações e encontrado mal feitor é só trocar a extensão dele geralmente *.exe, você pode trocar para *.kkk ou qualquer outra coisa que não faça sentido. Após esse processo precisamos para de tentar executar esse arquivo evitando que o computador passe a apresentar erros esquisitos, para isso vá mo menu iniciar( aquele botão verde) executar e digite “msconfig” após abrir o msconfig clique na aba inicializar ali aparecem todos os processos que estão na inicialização do computador, verfique pelo comando a que programas eles se referem, todos que se referem a programas que você não quer que inicializem junto com o computador deve ser eliminados. Para proceder a eliminação deve ir novamente no executar e digitar regedit vai abrir o editor de registros do windows enão você deve procurar uma um pelo endereço que aparece na opção local do msconfig e eliminar o arquivo referente no regedit, logo depois disso vá até o endereço C;/windows/sistem32/dllcache e apague todo o seu conteúdo, após esse processo o vírus já foi colocado fora de ação é só reiniciar o computador e ser feliz.

Claro existem alguns macetes para encontrar anomalias como por exemplo geralmente os vírus se alojam na pasta C:/Windows/sistem32/’nome do arquivo’, muitas vezes se disfarçam do processo svchost, sempre disconfie se ele gastar mais de 30000 de memória, provavelmente ele não é o legítimo.

Outra dica é uma duvida recorrente de muitos usuários, qual melhor antivírus para se usar, eu particularmente não uso antivírus mas claro existem bons antivírus e antivírus ineficientes, como exemplo de ineficiência temos o avast e o AVG, já os mais eficiente que eu utilizei foi o avirá(grátis) e os pagos, Norton(que requer muita memória), Kaspersky, MCaffe, e o pago para uso corporativo Trend micro. Sessas o que eu mais gostei foi o kaspersky já que ele utiiza um método de detecção diferente da maioria do antivírus não dependendo de atualizações e sim de como o processo se comporta no computador.

Mas um conselho valido após esses três textos é que a maior deficiência de segurança e também o melhor antivírus é a educação do usuário, somente ele pode controlar o que ele vai ter na sua casa uma fonte de infecção ou um computador limpo e exemplar para todos espero ter sanado algumas das duvidas de usuários iniciantes e ter passado um pouco da minha experiência de técnico, se você ainda tem alguma dúvida me pergunte nos comentários ou com outra forma de contato, se quiserem mais textos nesse estilo peçam eu gostei de escrever sobre segurança.

6 Comentários:

.ana disse...

aiai... esses vírus!
como te disse, cuido um monte, mas volta e meia dá algum problema [como esse que andei tendo...].
aqui uso avast e o spybot. mas acho que vou mandar formatar o pc. não sou mt entendida para conseguir fazer td o que tu diz ali certinho...
:P

valeu as dicas!
:**

Larissa disse...

Aiii super hiper útil!
Me esclareceu bastante^^... quando precisar, venho logo aqui \o

;**

Juca disse...

Poooh bem útil isso Homero...
Inclusive pra mim que fiz TSI.
hauahuahuahauahuahu

Luyza ϟ disse...

Ah, vou salvar este post nos meus favoritos! :)
Acho que tenho um imã para vírus, é incrível ;S
Homero, muito obrigada pela sua presença no meu blog, é gratificante. Pode ter certeza absoluta que sua opinião é muito importante :) ;**

Larissa disse...

Rapaz que sumiço foi esse??? Por onde andas? Já se mudou pra Curitiba foi?

;**

' Rôh disse...

Valeu, meu filho!!!


Abração~

Postar um comentário

Comenta aí e faça um blogueiro feliz!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO