sábado, 25 de abril de 2009

Tipos de vírus

No texto anterior falei sobre como não se contaminar com vírus de computador hoje vamos falos de que tipos de vírus existem, desde os históricos aos mais comuns até os que surgiram na ultima onda.

Primeiro temos os vírus históricos a maioria já extinto entre eles temos os vírus de BIOS, vírus de macro, e vírus de inicialização.

Os vírus de BIOS eram s únicos capazes de danificar o computar alguns realmente bagunçavam as configurações da BIOS a ponto de inutilizar a placa mãe do computar já ouvi relatos de técnicos mais velhos que consertavam essas placas em u processo quase cirusgico, mas isso era no tempo que um técnico tinha um grande conhecimento e não esses cobram “vinte real para colocar uindos xispê” nunca confie nesses caras, mas esses vírus não ameaçam mai ninguém já que eram programados em Assembly, ua linguagem de programação pouco usada e que somente grandes mestres jedis são capazes de dominar.

Vírus de macro, são rotinas de macro que eram configuradas em arquivos do word. Ecxel e power point, eram distribuídos sob forma de correntes com texto bonitinhos e infectaram muitos usuários em um passado recente, alguém lembra do vírus I LOVE YOU, mas depois de algumas correções de segurança no pacote office esses vírus passaram a não fazer mais grandes estragos, mas esses vírus eram os que destruíam os arquivos do portador.

Vírus de inicialização, esses vírus foram por muito tempo a maior dor de cabeça já que infectavam o setor de inicialização deHD’s e disquetes, mas esse vírus foi extinto foi junto com hospedeiro o MS-DOS, sim a partir do uso Windows 2000 esses vírus perderam o efeito e hoje não botam mais medo nem em crianças em breve serão lembrados como os dodôs.

Hoje a maior praga são os trojans, espécies de vírus queque netram escondidos dentro de outros programas, são fáceis de programar e muito fáceis de controlar,usados para invadir computadores, roubar dados comandar uma tropa de computadores para um ataque em massa, enfim podem fazer qualquer coisa que o criminoso por traz dele imaginar, hoje o que mais interessa a quem maneja essas pragas são dados bancários, criar uma tropa de computadores para um ataque, ou roubar dados importanttes, recentemente foi noticiado um exemplo de roubo de dados, foi roubado do Pentágono o projeto do caça F-35, supostamente por chineses.

A nova onda e motivo de maior infecção hoje não é mais os links maliciosos como citados n texto anterior mas sim os dispositivos que você conecta no computador, genericamente chamados de “vírus de pen drive” esses vírus podem fazer varias coisas e proliferam por meio de MP3 players, Ipods, pen drives, cartões de memória, câmeras, qualquer dispositivo que tenha memória que você conecte na porta USB do seu computador, uma vez conectado o dispositivo infectado você é sugerido a abrir o o dispositivo executando um programa geralmente os usuários não percebem que não é o Windows Exploer e infectam seu computador, após isso esse vírus ira infectar qualquer outro dispositivo USB e fazer o que ele é programado para fazer a maioria são trojans e leitores de teclado para procura por dados bancários, mas eu tive contato com esse vírus a primeira vez quando conectei um pen drive de um amigo no meu pc e percebi que após isso todas pastas com arquivo de áudio, vídeo, pdf, e doc diminuíram de tamanho em 70% sim ele simplesmente apagava esses arquivos, bem eu sempre fui paranóico com backups e após alguns minutos já tinha formatado meu PC e restaurado meus backups sem nenhuma perda de dados. Mas serviu de exemplo, instalei um bom fire-wal USB.

E amanhã será publicado um texto de como eliminar essas pragas já que agora você conhece seus tipos como se infecta agora é só saber remover e nunca mais ter dor de cabeça.

3 Comentários:

.ana disse...

homero!!! no comentário anterior falei que cuidava diretinho do pc e tal... e o que aconteceu hj? fui conectar e tcharaaaannnn! roubaram minha senha do google. aí pronto, achei que tinha perdido tudo. fiz inúmeras vezes os mesmos procedimentos para redefinir a senha, e dizia que a url não existia mais. preenchia o formulário do google e dizia que o endereço do meu blog era inexistente. aí pensei que tinham deletado tudo, que em breve sairia tudo do ar... mas insisti. tentei, tentei até conseguir.
como pode ver, recupei. mas que estresse! affffffff ¬¬'

:**

Larissa. disse...

Aiiii eu qro ver o post de como eliminá-los!!! E sim, trojans são os que me dão dor de cabeça '¬¬

Massa esses posts! Adorei.

;**

Larissa. disse...

Selinho pra ti lá no blog!

;**

Postar um comentário

Comenta aí e faça um blogueiro feliz!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO